Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Mídias e Educação: aprendizagens construídas


  A disciplina de Mídias e Educação nos possibilitou pensar questões que ainda não tínhamos problematizado, em todos os aparatos midiáticos que tem hoje e o quanto isto nos ajuda construir nosso dia a dia, o tempo, por exemplo, em que vivemos que tudo mudou. A professora Joice nos apresentou algumas reflexões sobre o pensamento de Bauman que no propiciou nosso olhar atento a modernidade sólida (firme e inabalável) e a líquida (inconstância, instantaneidade, mobilidade), ou seja, as transformações pelas quais passa a sociedade.
    E o que nos capturou nestes questionamentos foi às maneiras de como tudo pode mudar inclusive nosso pensamento, a partir desses conhecimentos adquiridos nesta disciplina  mudou o modo de enxergamos o mundo midiático passamos a olhar criticamente e também como trabalhar com os alunos a partir das mídias.  
 A temática que despertou nossa atenção foi o consumo infantil a sociedade de consumidores onde as crianças são o alvo maior da mídia elas são interpeladas através de comerciais, que se apresentam de forma sedutora e irresistível, uma pedagogia do prazer da sedução satisfação do momento.

    As mídias constituem identidades e subjetividades pensamos o quanto é importante pensar estas questões, o consumo midiático o que isto também nos seduz, uma complexa relação entre criadores e receptores. Aprendemos com a leitura do texto de Dornelles os modos de ser infantis as chamadas Infâncias Ninja a qual o autor refere-se às crianças marginalizadas a mercê no mundo. Aprendemos sobre mídias e produção social de sentidos, cultura, centralidade da cultura, expansão dos meios tecnológicos de produção, de circulação e troca cultural.
      A imagem é tudo um símbolo do tempo, “é preciso não apenas ser, mas parecer ser”. As mídias vendem e promovem o consumo, refletimos o quanto a Tv se apodera do corpo e sexualidade e na publicação da privacidade nos chama compulsivamente a ouvir e falar de sexo e sexualidade como se fosse um dogma do sujeito. E segundo Focault tudo que escapa é diferente e isto nos instiga a pensar por outro viés que não aquele que está sendo apresentado para nós.
     Outra autora que aprendemos muito foi Fischer com texto a TV que vemos e a TV que nos olha nos fez pensar nos modos de vida que nos constitui e tudo que permeia nosso cotidiano.  Com Maria João Gomes e Antonio Marcelino Lopes foi apresentado os Blogs como um recurso a ser utilizado que nos chamou atenção por ser estratégia de apoio a integração escolar.
    Nossas expectativas foram superadas, pois a cada encontro construímos novos conhecimentos através das leituras, das discussões, dos vídeos assistidos, das postagens que realizamos, certamente contribuiu para nossa formação docente, aprender também lidar com este aparato tecnológico que é Blog permitiu que conhecêssemos este universo virtual que para nós ainda estava distante. Tudo que aprendemos nesta disciplina consideramos significativo tivemos a oportunidade de poder conhecer um novo mundo digamos assim e também a interação e intervenções que tivemos por parte dos colegas e professora foi fundamental.
Ressaltamos que a disciplina mídias e educação deveria ser uma disciplina obrigatória do curso de Pedagogia e de outras licenciaturas também, pois futuros educadores precisam do suporte que a disciplina nos proporcionou para que o uso das mídias na escola aconteça a partir de uma prática reflexiva pois segundo Fischer, exige-se dos professores que pensem a mídia  também como um espaço de formação das gerações mais jovens.

2 comentários:

  1. Queridas Marcia e Eliane...
    Lendo a postagem de vocês sobre as aprendizagens construídas ao longo da disciplina, posso perceber os efeitos do trabalho desenvolvido através de múltiplas estratégias metodológicas, como a audiência aos vídeos, documentários e propagandas, estudo de artigos acadêmicos, debates, seminários, construção do blog, etc. Emociona a forma como vocês foram capazes de sintetizar os diversos encontros, os conceitos focalizados, as reflexões compartilhadas sobre o tempo que vivemos, os modos de vida que se engendram numa sociedade centrada no consumo e os processos de constituição das infâncias e adolescências. Além disso, no convívio semanal com vocês chamou atenção a forma respeitosa e afetuosa de tratar @s professor@s e monitoras, além da postura interessada e comprometida na realização das avaliações e na participação cotidiana nos debates e diálogos tecidos em sala de aula. Fiquei muito satisfeita ao ler que as expectativas de vocês em relação à disciplina foram superadas e acrescento que minhas expectativas sobre o envolvimento d@s estudantes, a apropriação teórica e conceitual demonstrada pela turma a cada encontro, reafirmaram minhas convivcções sobre a docência interativa e as possibilidades de articulação entre as diversas mídias e suas linguagens na construção de propostas pedagógicas! Foi um prazer e uma enorme satisfação conviver e aprender com vocês ao longo deste semestre! Um abraço afetuoso! Profa. Joice

    ResponderExcluir
  2. Olá coleg@s Marcia e Eliane! Parabéns pelo blog, está maravilhoso! Foi ótimo perceber o quanto vocês se envolveram durante a disciplina e principalmente, na construção do blog. Sabemos que houveram inúmeras dificuldades e mesmo assim conseguiram superá-las, sempre demonstrando um enorme interesse e comprometimento. Esperamos que continuem pensando sobre essas questões tão importante para nossa formação. Um grande beijo das monitor@s Ju e Aline.

    ResponderExcluir