As
mídias constituem identidades educa as crianças com efeito sobre
a condição de vida, de como seres humanos devem ser, agir e pensar
no mundo. Fazemos parte de uma nação consumidora e que muitas vezes
não percebemos principalmente quando nos permitimos levar pelo
consumo infantil.
Uma
sociedade midiática que nos leva a consumir para estar dentro de
padrão pré-estabelecido. Na televisão o público alvo é a
criança, a publicidade está presente todo dia na vida das crianças
enquanto que os pais precisam trabalhar para poderem sobreviver, as
crianças ficam mais tempo convivendo com estes aparatos, que
influenciam no seu comportamento e também da rede as quais convivem.
Muitas
crianças vivem a mercê do mundo roubam pela marca se deixam
interpelar pela mídia. Pensar sobre estas atitudes nos desperta a
questão que sociedade é esta do ter do poder, numa sociedade
contemporânea tem que ter para ser. A propaganda atinge a todos sem
distinção de classe social as crianças gostam e querem estar
dentro deste padrão levando os adultos a serem consumidores suprindo
assim muitas vezes sua ausência. É concedendo a criança tudo que
querem, estes responsáveis pensam que estão colaborando com o
desenvolvimento dos filhos.
O
que está por trás de tudo isto uma intencionalidade de
comercialização de produtos, que se aproveita da inocência
instigando um desejo de satisfação. As crianças estão a caminho
da satisfação, da alegria de brincar do ser criança ou da
insatisfação de não poder ter tudo que o adulto tem e pode fazer,
afastando-os cada vez mais da infância. As crianças estão no
caminho certo?
A fim de aprofundar a reflexão acerca das questões sobre o consumo na infância e a constituição das crianças nas sociedades de consumo, estamos disponibilizando o link de acesso a um artigo que trata dessas questões. O artigo intitulado "A cultura do consumo e a infância na pós-modernidade", dos autores José Ednílson,Camila Fortaleza e Josemar Maciel analisa as relações entre a criança
e o consumo por meio do discurso publicitário,da manifestação imperativa da
propaganda infantil conta com a abordagens teóricas de Jean Baudrillard o estudo
busca compreender o consumo e a criança na contemporaneidade.Vale a pena ler!
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=ifL5YOg3t-Q
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