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quinta-feira, 26 de abril de 2012

MÍDIAS, INFÂNCIA E CONSUMO NA CONTEMPORANEIDADE


As mídias constituem identidades  educa as crianças com efeito sobre a condição de vida, de como seres humanos devem ser, agir e pensar no mundo. Fazemos parte de uma nação consumidora e que muitas vezes não percebemos principalmente quando nos permitimos levar pelo consumo infantil.
Uma sociedade midiática que nos leva a consumir para estar dentro de padrão pré-estabelecido. Na televisão o público alvo é a criança, a publicidade está presente todo dia na vida das crianças enquanto que os pais precisam trabalhar para poderem sobreviver, as crianças ficam mais tempo convivendo com estes aparatos, que influenciam no seu comportamento e também da rede as quais convivem.
Muitas crianças vivem a mercê do mundo roubam pela marca se deixam interpelar pela mídia. Pensar sobre estas atitudes nos desperta a questão que sociedade é esta do ter do poder, numa sociedade contemporânea tem que ter para ser. A propaganda atinge a todos sem distinção de classe social as crianças gostam e querem estar dentro deste padrão levando os adultos a serem consumidores suprindo assim muitas vezes sua ausência. É concedendo a criança tudo que querem, estes responsáveis pensam que estão colaborando com o desenvolvimento dos filhos.
O que está por trás de tudo isto uma intencionalidade de comercialização de produtos, que se aproveita da inocência instigando um desejo de satisfação. As crianças estão a caminho da satisfação, da alegria de brincar do ser criança ou da insatisfação de não poder ter tudo que o adulto tem e pode fazer, afastando-os cada vez mais da infância. As crianças estão no caminho certo?
A fim de aprofundar a reflexão acerca das questões sobre o consumo na infância e a constituição das crianças nas sociedades de consumo, estamos disponibilizando o link de acesso a um artigo que trata dessas questões. O artigo intitulado "A cultura do consumo e a infância na pós-modernidade", dos autores José Ednílson,Camila Fortaleza e Josemar Maciel analisa as relações entre a criança e o consumo por meio do discurso publicitário,da manifestação imperativa da propaganda infantil conta com a abordagens teóricas de Jean Baudrillard o estudo busca compreender o consumo e a criança na contemporaneidade.Vale a pena ler!


 Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=ifL5YOg3t-Q

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