Atualmente
a educação dos sujeitos ocorre em diversos espaços sociais, não se limitando ao
espaço escolar, as mídias fazem parte da educação das crianças e jovens ensinam
modos de ser e estar no mundo construindo e reproduzindo significados sociais. Ensinando
maneiras de ser, de significar o outro e a si mesmo, constituindo identidades.
A
mídia cria estratégias para atingir o publico alvo pensando as necessidades dos
mais diferentes grupos sociais atendendo seus interesses e saciando seus
desejos.
As
produções midiáticas são feitas para que o público possa se identificar e
imitar assim incentivando o consumo e padronizando os sujeitos produzindo comportamentos,
estilos, valores modos de viver na sociedade.
Entendendo a
importância das mídias na contemporaneidade o trabalho pedagógico precisa
incluir as mídias, mas com uma prática docente reflexiva séria e criativa Cabe
aos professores tornar os meios de comunicação objeto de pesquisa para sua
pratica diária com as crianças, levando as mergulhar nessas imagens com
distanciamento critico afim de
desnaturalizar aquilo que já se tornou comum.
Segundo
Fischer desmanchar os materiais televisivos através de um trabalho sério e
criativo significa operar sobre a mídia e a publicidade, trazer professores, crianças,
adolescentes e jovens para uma leitura criteriosa da esfera cultural tarefa que
certamente inclui o debate a respeito das formas de controle da sociedade civil
sobre aquilo que é produzido e veiculado pela televisão. (Fischer, 2003, p30).
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