Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de abril de 2012

A mídia e a constituição dos sujeitos


Atualmente a educação dos sujeitos ocorre em diversos espaços sociais, não se limitando ao espaço escolar, as mídias fazem parte da educação das crianças e jovens ensinam modos de ser e estar no mundo construindo e reproduzindo significados sociais. Ensinando maneiras de ser, de significar o outro e a si mesmo, constituindo identidades.
A mídia cria estratégias para atingir o publico alvo pensando as necessidades dos mais diferentes grupos sociais atendendo seus interesses e saciando seus desejos.
As produções midiáticas são feitas para que o público possa se identificar e imitar assim incentivando o consumo e  padronizando os sujeitos produzindo comportamentos, estilos, valores modos de viver na sociedade.
Entendendo a importância das mídias na contemporaneidade o trabalho pedagógico precisa incluir as mídias, mas com uma prática docente reflexiva séria e criativa Cabe aos professores tornar os meios de comunicação objeto de pesquisa para sua pratica diária com as crianças, levando as mergulhar nessas imagens com distanciamento critico afim de  desnaturalizar aquilo que já se tornou comum.
Segundo Fischer desmanchar os materiais televisivos através de um trabalho sério e criativo significa operar sobre a mídia e a publicidade, trazer professores, crianças, adolescentes e jovens para uma leitura criteriosa da esfera cultural tarefa que certamente inclui o debate a respeito das formas de controle da sociedade civil sobre aquilo que é produzido e veiculado pela televisão. (Fischer, 2003, p30). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário